
Além disso, outra pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que o xadrez interfere, também, na autoestima e na confiança da criança. Por esses dois – e muitos outros – motivos que o xadrez é considerado uma ótima matéria a ser aplicada nas escolas. O esporte tem a capacidade de impulsionar a imaginação, aumentar a concentração e a velocidade do raciocínio dos pequenos, resultando num melhor desempenho escolar.
Ensinando a criança a avaliar as consequências dos seus atos, o xadrez as torna mais prudentes e responsáveis, capazes de tomarem decisões e planejar muito bem suas execuções não só no jogo, mas na vida. Elas também criarão o hábito de pensar antes de agir e arcar com as responsabilidades dos próprios atos. Há outro lado extremamente importante: o social. Jogando, o seu filho irá aprender a lidar com a derrota e com a vitória, entendendo que nenhum dos dois é sinônimo de fracasso ou sucesso.
Com múltiplos benefícios, essa atividade é também prazerosa, sendo um passatempo agradável e instrutivo. E hoje já é considerado um esporte de muita importância, que pode ser jogado até online.
O final de semana está aí, que tal uma partida em família? Para quem quiser aprender, peça a algum amigo ou então procure um curso e faça do xadrez uma atividade extracurricular que complementará não só os estudos, mas as experiências de vida.
por Thays Kloss