
Pais e professores não precisam se desesperar com a agitação ou preguiça dos pequenos nesse recomeço. Pode ser mais difícil acordar cedo, para os que estudam no período da manhã. Por isso, os pais, mesmo nas férias, não podem deixar que a criança fuja dos horários que estava acostumada a ir dormir ou acordar, assim ela retorna sem muitas dificuldades a sua rotina e muito mais disposta. Atividades extracurriculares durante as férias ajudam a manter a disposição.
A escola pode preparar um dia para recepcionar os alunos nessa continuidade. Na primeira semana de aula, os professores podem aproveitar essa energia e criar jogos com o conteúdo aprendido no primeiro semestre e com o que as crianças vivenciaram durante as férias. Desse modo, elas vão se divertir aprendendo e, ao mesmo tempo, compartilhando experiências com os colegas.
Os pais podem criar uma rotina de horários para os filhos, separar algumas horas do dia para ajudar a criança com as tarefas ou mesmo treinar a leitura, até durante o período de descanso, comprar um livro novo para que quando a criança volte, ela não perca o ritmo.
O importante nessa fase é ir readaptando aos poucos as crianças à rotina. Aulas mais interativas, com curiosidades, jogos ou uma maior participação dos alunos fazem com que eles se sintam animados por retornar aos estudos e se dediquem para os próximos meses. Para os pequenos, é hora de deixar a preguiça de lado e ver que a escola pode ser um lugar divertido e cheio de pontos positivos.
por Thays Kloss