Creative Time After School
  • Home
  • Crianças
  • Adolescentes e Adultos
  • Professores
  • Videos
  • Blog
  • Parceiros
  • Contato

Timidez na infância

8/16/2013

0 Comments

 
 Imagem
Se seu filho é muito quietinho, tranquilo, obediente e não fala muito, sempre concordando com outros, pode ser sinal de timidez. A característica é normal, há muitas pessoas que são mais quietas e observadoras. Porém, se a timidez for excessiva, pode fazer mal e prejudicar o desenvolvimento da criança. Ela pode acabar impedindo que o seu pequeno se arrisque por medo. Por isso, é muito importante prestar atenção no comportamento do seu filho e ajudá-lo a se soltar.

Sua ajuda é muito importante para a criança. Com ações simples, você pode fazer com que ela divirta-se e sinta-se cada vez mais confortável em expressar suas opiniões, gostos e sentimentos. Em primeiro lugar, você deve levar em conta as particularidades da criança. Saber do que ela gosta, onde ela se sente melhor, assim a superação será gradativa e natural.

A timidez tem a ver com autoestima. A criança precisa saber que a opinião dela é importante e que você acredita e se interessa por ela. Incentivar seu filho a falar, perguntar como foi o seu dia, encorajá-lo a ter iniciativas são práticas que podem ser feitas diariamente e dão a oportunidade para ele se expressar.

Algumas outras situações ajudam a driblar a timidez. Frequentar a casa de amigos ou mesmo convidá-los para ir até a sua casa permite a socialização dando a impressão de segurança que a criança tímida precisa. Quando você passear com seu filho, incentive-o a cumprimentar as pessoas que vocês encontrarem. Encoraja-o a fazer suas próprias escolhas, como por exemplo a comida, o filme que vocês irão assistir, o parque, museu ou o passeio que irão fazer.

Organize brincadeiras, gincanas dentro de casa com toda a família. Sugira um teatro ou um show de talentos e convide seu filho a ser o apresentador. Demonstre interesse pelas atividades do seu filho e elogie-o sempre que ele acertar, ou mesmo só pela tentativa. Estimule-o a participar de brincadeiras com outras crianças. Se ele pedir a sua presença, diga que ficará até ele se sentir mais à vontade.

Algumas atividades extracurriculares também podem ajudar. Aulas de dança, pintura, teatro, futebol permitem que a criança desenvolva seu talento, expresse suas emoções e socialize.

O apoio é algo fundamental nesse momento. Esteja sempre ao lado do seu filho, mas sem exagerar para não acabar superprotegendo. Dê liberdade aos poucos, mostre que ele pode dar voz às suas opiniões e vontades. Assim, seu filho vai se sentir cada vez mais seguro, confiante em si mesmo e poderá se desenvolver normalmente.

por Thays Kloss


0 Comments



Leave a Reply.

    Creative Time 

    Ensinar, inspirar e motivar as crianças a desenvolver talentos intelectuais e  criativos.

    Arquivos

    February 2016
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    February 2015
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    June 2014
    May 2014
    April 2014
    March 2014
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    April 2013
    March 2013
    February 2013
    January 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012
    September 2012
    August 2012
    July 2012
    June 2012
    May 2012

    Categorias

    All
    Artigos
    Atividades
    Aulas
    Brincadeiras
    Brinquedos
    Contação De Histórias
    Crianças Criativas
    Criatividade
    Culinária
    Decoração
    Eventos
    Facebook
    Novidades Creative Time
    Tirinhas
    Workshop

    RSS Feed

Proudly powered by Weebly