
Uma dica é revisar conceitos de matemática utilizando atividades físicas em casa, sem precisar de papel e lápis. Estes jogos são ideias para alunos de terceiro e quarto ano do ensino fundamental, mas, com algumas alterações, podem ser adaptados para qualquer idade e nível de ensino.
No Jogo de Argolas da Multiplicação, um adulto mostra para cada jogador um cartão com uma operação matemática. Se o jogador da vez acertar, ele pode jogar uma argola. Cada jogador ganha um ponto a cada resposta correta e a cada argola acertada, aumentando, assim o incentivo a participar das duas fases da brincadeira.
Para as crianças com um lado mais artístico, a Corrida Matemática é perfeita para praticar a resolução de problemas mentais de matemática. O jogo pode ser feito em qualquer local com espaço em chão de concreto, como calçadas ou garagens. Com giz, as crianças desenham números no chão, com quanta criatividade quiserem. Depois que o espaço estiver decorado, o adulto lança um problema para cada criança resolver. A cada resposta certa, o jogador deve correr para o número no chão. O primeiro a alcançar dez números é o vencedor.
Com esses jogos, as revisões para provas ou até lições do dia a dia podem ficar mais divertidas e produtivas para as crianças!
Por Murilo Basso