
Quando os pequenos forem iniciados em contas, é possível aplicar exercícios com brinquedos ou peças, comidinhas cortadas e desenhos no quadro-negro. Separar as peças de forma visível e demonstrar: “Se eu tirar uma peça sua, com quantas você fica?”. A mesma dinâmica pode ser feita com o grupo de crianças da sala. Por exemplo, a turma no total tem 18 alunos. Se dividirmos a classe em dois grupos iguais, quantas crianças vão ter de cada lado? Para facilitar a visualização, coloque cada grupo em cantos opostos da sala de aula.
O momento do lanche na cantina também é ótimo para aplicar alguns exercícios. Peça para que os pais mandem um pouco de dinheiro (notas e moedas), e leve-os para a cantina. Lá, cada criança pode escolher sua própria compra e, com a ajuda da professora, separar o dinheiro e o troco.
É importante também ressaltar à família que a matemática está presente em várias situações cotidianas, que devem ser estimuladas para que a criança tenha um melhor desenvolvimento na matéria.