
As hortas escolares trazem também o benefício dos pequenos aprenderem a ter uma alimentação mais saudável. O contato favorece o aprendizado, pois as hortas funcionam como um laboratório vivo, onde as crianças podem aplicar conteúdos de diversas matérias.
Uma das ideias que podem ser desenvolvidas com a horta é a criação de um projeto que integre diversas disciplinas, fazendo com que a criança, acompanhando o cultivo das plantas, verduras, legumes ou frutas, conheça melhor os alimentos, saiba como aproveitá-los na cozinha e, inclusive, incluí-los na merenda escolar. Além de ficarem mais saudáveis, as crianças podem levar para casa e outros lugares o que aprenderam na escola, ajudando mais pessoas.
A disciplina mais beneficiada com a presença da horta é a biologia. Além da saúde, o aluno entenderá mais sobre os elementos da terra, o crescimento das plantas, a importância da manutenção do meio ambiente, o cuidado que se deve ter com a natureza, assim como aprender sobre plantas medicinais. Outro aspecto interessante é a reciclagem, as crianças aprendem que é preciso reciclar o lixo para que não atrapalhe o equilíbrio e podem reutilizar materiais como galões de água e embalagens de produtos de limpeza para construir vasos.
Outras disciplinas podem trabalhar com a horta também. Na matemática, os alunos aprendem a associar o tempo de cultivo dos alimentos enquanto nas aulas de português eles podem fazer redações sobre a importância do consumo de frutas e verduras. Em história, os professores podem trabalhar a origem dos nomes das frutas e como elas foram utilizadas através do tempo pelas populações e os professores de geografia podem falar sobre os alimentos típicos de cada região do país, assim como os climas mais propícios para o plantio.
Caso a sua escola não tenha espaço disponível para montar uma horta, você pode usar a sua criatividade e construir uma pequena com garrafas pet, trabalhando o conceito de sustentabilidade e debatendo sobre o tema com a turma. (Você pode aprender como fazer uma horta vertical nesse link)
Para manter a horta
É importante escolher um local com bastante luz e pouca transição de pessoas. Deve-se levar em conta o clima, cuidar da terra retirando ervas daninhas, irrigando e corrigindo qualquer problema com o solo. Adube sempre e plante as sementes com cuidado, deixando um bom espaço entre uma e outra para que elas possam crescer confortavelmente.