
Passeios pela cidade podem ajudar as crianças a perceberem as diferenças das formas e reparar como elas mudam e influenciam a arquitetura através dos tempos. Elas começam a perceber e ter um olhar diferente sobre as coisas e sobre a cidade. Vendo que a geometria está sempre presente, os alunos podem se interessar ainda mais por aprender essa matéria.
O Portal do Professor, no site do Ministério da Educação e Cultura (MEC), disponibiliza um jogo muito interativo e divertido para que os pequenos aprendam a geometria. O jogo “Geometria da Cidade” convida os alunos a fazer um passeio por uma cidade virtual, forçando-os a ter um olhar diferente e perceber as formas geométricas e como o nosso mundo pode ser chamado de “o mundo das formas”.
Um exemplo muito rico em formas é a capital do país, Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer. A cidade é a mais rica em formas e geometrias, uma mais diferente que a outra. Nossa cidade, Curitiba, também tem os seus atrativos: o Relógio das Flores e as estações-tubo são apenas alguns exemplos. No fim do passeio e da aula, o professor pode pedir que os alunos façam uma pequena maquete representando as formas que ele encontra pela cidade.
Que tal dar essa sugestão para a sua escola? O passeio vai ser muito divertido e você vai ver que a matemática está do nosso lado, sendo aplicada de um jeito muito fácil de entender. E toda sua turma fará um passeio super legal pela cidade.
por Thays Kloss