
O filme Entre os Muros da Escola, de 2008, retrata os desafios enfrentados pelos profissionais de educação. A trama se passa numa escola pública de Paris, mais especificamente numa sala de aula da oitava série. A proposta é focar no modelo pedagógico, na relação do professor com os alunos através dos métodos que ele utiliza para contornar os inúmeros conflitos que surgem, tanto as diferenças de estilo, crença e etnia, quanto a dificuldade enfrentada pelos alunos na realidade violenta e desigual em que vivem.
À frente dessa turma está o professor François Marin, um apaixonado pela arte de educar e que tenta enfrentar os conflitos para mudar o destino estudantil de seus alunos. A trama evidencia, ainda, o relativo distanciamento afetivo que há entre educadores e alunos e que isso prejudica o processo educacional.
Outros dois filmes que também falam sobre professores que tentam mudar a realidade de seus alunos e melhorar o processo educacional são Escritores da Liberdade e O Sorriso de Monalisa. O primeiro tem a trama bem parecida com o filme francês, contando a história de uma professora que cria um modelo pedagógico diferente para sua turma que enfrenta duros conflitos em sua realidade e sofrem preconceito da própria escola. Com esse ensino diferenciado, ela mostra como seus alunos podem recuperar a vontade de viver e estudar, além de dar a eles uma própria voz. O filme foi baseado numa história real.
O segundo também conta a história de uma professora que vai lecionar numa escola super conservadora, que basicamente ensina as alunas como serem boas esposas. Incomodada com essa forma de ensino, ela decide lutar contra as normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Os três filmes são ótimos para analisar melhor a didática e o que os professores enfrentam e são capazes de fazer para mudar a vida de seus alunos. Analisar como o ensino pode ser melhorado, adaptado e pode mudar a realidade de muitas pessoas. Não só esses, mas muitos outros filmes podem ser vistos e debatidos por todas as pessoas envolvidas no processo de educação, pois são obras que permitem uma reflexão sobre a realidade na sala de aula.