
Atualmente, os índices de sedentarismo crescem e torna-se cada vez mais necessário falar sobre a importância das atividades físicas não só para a saúde, mas como qualidade de vida. Além disso, os avanços tecnológicos também tendem a manter as crianças cada vez mais em casa, sentadas, sem quase nem precisar se movimentar. Tudo isso representa um risco. É na infância que começamos a construir nossos hábitos e a desenvolver nossas habilidades. Quando praticamos alguma atividade física, ganhamos mais flexibilidade, força muscular e um coração saudável. E não só isso, ganhamos, também, disposição e bom humor.
As aulas de educação física, então, servem para estimular os pequenos. Com as aulas eles podem descobrir de que esporte gostam mais, aprender a trabalhar em equipe e sentir prazer em se movimentar livremente. Os pais também podem ajudar, levando seus filhos em parques no final de semana ou até matricular eles em alguma aula extracurricular, como o futebol, dança, etc.
Para ajudar, separamos algumas dicas de exercícios aconselháveis por idade:
Lactentes: deve-se estimular a criança a brincar, engatinhar-se, arrastar-se, tente não usar andadores e não deixe a criança o dia todo em cercados e carrinhos.
De 1 a 3 anos: são recomendáveis30 minutos de atividade física planejada e 60 minutos de brincadeiras recreativas, preferencialmente, ao ar livre, porém isso diariamente.
De 4 a 5 anos: são recomendáveis 60 minutos de atividade física planejada e 60 minutos de brincadeiras recreativas, preferencialmente, ao ar livre, porém isso diariamente.
De 6 a 12 anos: é recomendável estimular a garotada ao ciclismo, jogar bola, natação, pular corda e muitas outras, dividindo as atividades em períodos de 20 minutos cada. Nesta fase, sugere-se duas horas de atividades diárias.
De 12 a 15 anos: é necessária uma orientação médica sobre atividades físicas mais ou menos intensas em virtude do período da puberdade.
De 15 a 18 anos: podem-se estimular atividades físicas competitivas nesta fase e é aconselhável de 60 a 90 minutos de atividade diariamente.
por Thays Kloss