
Os professores em sala de aula devem prestar atenção em seus alunos, reparar nas dificuldades que cada um tem ao fazer as tarefas e sempre explicar o conteúdo de uma maneira simples e que ajude os alunos a compreenderem melhor as informações. No caso dos alunos que apresentam dificuldades, o professor deve ajudá-los, auxiliando na prática dos exercícios, sugerindo aulas de reforço e deixar bem claro que são os erros que constroem os acertos, pois saber ver a recuperação e as dificuldades também como uma forma de aprender ajuda na formação dos pequenos.
Caso o professor detecte que a criança sofre de algum problema mais grave, ele precisa avisar a escola e os pais para que eles possam ajudar. Nenhuma criança é igual à outra, mas é possível encontrar formas de adaptação para que todas possam se encaixar no mesmo nível e desenvolver seu conhecimento. Muitas vezes cabe à escola trabalhar com diferentes tipos de técnicas e diferentes materiais, sabendo aplicar o conteúdo aprendido na sala de aula com o que acontece fora dela, permitindo uma maior associação.
Não só a escola, mas os pais em casa também devem incentivar o filho a estudar. Separar algumas horas do dia para que a criança se dedique a ler, fazer exercícios e a lição de casa, estar disposto a ajudar e acompanhar as atividades, perguntar como foi o dia na escola, o que ele aprendeu e elogiar os progressos são algumas das atitudes que complementam o aprendizado escolar.