
O dia 19 foi escolhido porque, nessa mesma data, no ano de 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México. Ocorreram reuniões e decisões, com a participação de várias autoridades governamentais dos países da América e líderes indígenas. Porém, os índios não compareceram nos primeiro dias do evento, pois estavam preocupados e com receio, já que por anos e anos eles vêm sendo perseguidos e dizimados pelos “homens brancos”. Após algumas reuniões eles decidiram participar, pois perceberam a importância daquele encontro. A partir daí, o dia 19 de abril foi escolhido como Dia do Índio no continente americano.
Nesse dia é normal que as escolas vistam os alunos de índios e abordem sobre o assunto nas aulas. O que é muito importante, pois eles são a história do nosso país e deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
O CreativeTime parabeniza a garra desse povo e aproveita para ensinar a vocês como fazer uma fantasia para que o seu pequeno possa comemorar esse dia!
Materiais necessários:
- pistola de cola quente
- sunga ou cueca da criança
- penas coloridas
- um cordão ou passamanaria (suficiente para dar a volta na cabeça do seu filho)
Como fazer:
Para a fantasia de índio, use uma cueca do seu filho como base. Pode ser uma sunguinha também. Com cola quente, aplique as penas coloridas ao longo do elástico. Faça isso até cobrir toda a cueca. Não esqueça de aparar as pontas dura das penas para não machucar a criança.
Para o amuleto, cole as penas em um cordão e arremate com uma peça de madeira.
O cocar foi feito colando penas em uma passamanaria. Mas também pode ser feito com um pedaço de cartolina ou cordão. Depois de colar as penas, apare as pontas para não machucar a criança. Use tinta guache para fazer pinturas no rosto da criança, se quiser evitar pinturas, cole tirinhas de fita adesiva colorida nas bochechas dela.