
Mas será que os brinquedos foram sempre iguais? É comum nossos avós falarem sobre o tempo em que eram crianças e as diferenças daquela época para hoje. Assim como nós, os brinquedos também atravessam o tempo modificando-se e encontramos diversos modelos, um mais diferente, moderno e tecnológico que o outro.
Para comemorar o dia de todas as crianças, até aquela que vive lá dentro da gente, a Creative resolveu voltar no tempo e mostrar alguns brinquedos que faziam sucesso em algumas décadas.
- Anos 40
Nos anos 40 era muito comum as crianças brincarem na rua, já que havia muito espaço e as famílias normalmente eram compostas de vários filhos. Os pequenos tinham muito contato com a natureza e normalmente inventavam as brincadeiras e os brinquedos. A bola de gude e o futebol de botão são alguns exemplos de brinquedos que fazia sucesso.
- Anos 60
Nos anos 60 as crianças ainda costumavam brincar nas ruas, com carrinhos de rolimã, pois apesar de já existirem alguns brinquedos fabricados, eles eram muito caros. A boneca Barbie foi inventada no começo dos anos 60, mas não era tão popular aqui.
- Anos 80
Apesar de ainda brincarem em conjunto e ter um pouco de contato com a rua e o ar livre, nos anos 80 as crianças começaram a ser apresentadas a um monte de brinquedos fabricados e mais tecnológicos. Foram surgindo vários brinquedos, como o pogobol, gravadores de voz, aquaplay, a mola maluca, o popular playmobil e bonecas com atributos especiais, como a Lu Patinadora – desejo de muitas meninas na época – que vinha com roupa esportiva e se movimentava, patinando para cá e para lá. Os anos 80 influenciaram muito os anos 90. Na intersecção entre os dois, jogos de tabuleiro, o bichinho virtual, os game boys e o famoso jogo de pecinhas “Pequeno Arquiteto” faziam a alegria das crianças.
- Anos 90
Os anos noventa foram marcados por várias novidades. Alguns brinquedos dos anos 80 persistiram, mas novos como os jogos de vídeo game, geleias divertidas, jogos de tabuleiro cada vez mais diversificados, bonecos cada vez mais tecnológicos. Brincadeiras como tazos e principalmente brinquedos relacionados a desenhos começaram a ficar cada vez mais acessíveis e populares.
- Anos 2000
Nos anos 2000 as inovações tecnológicas começaram a crescer e apresentar brinquedos cada vez mais sofisticados. Os jogos de vídeo game são os principais brinquedos dessa época. Cada vez mais reais, substituíam as brincadeiras feitas ao ar livre e deixam as crianças cada vez mais em casa. A internet e os computadores também tomaram espaço. Alguns brinquedos como as bonecas Barbie e Polly ainda fazem sucesso com os menores.
Apesar das diferenças, muitos brinquedos e, principalmente, brincadeiras permanecem, atravessando gerações. Os jogos de tabuleiro ainda podem ser vistos por aí, assim como as bonecas. Brincadeiras como pega-pega, pique-esconde, mãe-roda-disco, caçador são antigas mas não deixam de divertir as crianças na hora do recreio ou qualquer outro lugar cheio de amigos. O importante é nunca deixar seu lado criança morrer, pois é sempre bom relembrar de momentos felizes e renovar a alegria com as próximas gerações.
Aproveite o dia das crianças para brincar com os seus pequenos. Vocês podem acabar ensinando muitas coisas um para o outro, sempre com diversão.
Feliz dia das crianças para todos!
por Thays Kloss