
Um primeiro passo é propor atividades com mais materiais possíveis. Atividades com pinturas em lápis, tinta, giz de cera... Uso de massinha e material para modelar, caixinhas e material reciclável. Quanto mais explorar diversas formas de arte e aprendizado, melhor.
Leitura de diversos livros em coletivo é uma ótima opção para as aulas de línguas. Outra coisa que pode ser feita são textos coletivos, escritos no quadro negro, depois digitalizados e entregue às famílias. Essa prática estimula a produção de texto por parte das crianças. A “assinatura” é da turma.
Se sua escola permite, passeios e aulas em lugares abertos são ótimos para aprender com as sensações. Visitar diversos lugares, como museus e parques, são atividades cheias de aprendizado. O contato direto com a natureza para as aulas de ciências também é recomendado.
Uso de música, tirinhas, culinária, artesanato são todas variáveis criativas. Aqui no nosso Blog e no nosso facebook você encontra mais dicas para manter um foco criativo dentro e fora da sala de aula.