
Criatividade é fundamental em qualquer área da nossa existência, mas o que podemos fazer para desenvolvê-la em nossas crianças?
As orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que norteiam o trabalho de professores em todos os níveis, buscam não só adaptar-se à nova criança que atravessa todos os dias os portões da escola, mas também desenvolver competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento integral da educação básica.
Uma importante forma de fazer isso é estimular a criatividade. Todos, pais e escola, concordam com a importância deste componente. O sabor e a alegria da descoberta é o que nos move em direção ao conhecimento. Estimular nossos pequenos a fazer suas próprias pesquisas, desenvolver a iniciativa e acreditar no caminho escolhido por cada um é uma inteligente maneira de nos abrirmos para a contribuição particular de cada um. Aquilo que ninguém mais teria feito, o que ninguém havia pensado, ou se o fez, não comunicou, pode não aparecer mais, talvez tenha sido desperdiçado para sempre.
Uma das maneiras de buscar o desenvolvimento da criatividade é através da arte. Hoje sabemos que a contribuição da arte não é meramente ilustrativa, como decorar um poema através da ilustração, por exemplo. Uma dimensão maior, a compreensão do processo criativo e a educação estética, estão presentes na educação pela arte.
Professores especialistas nesta área oferecem novos caminhos nas escolas, nem sempre compreendidos pela equipe pedagógica. Porém, em casa há formas de estimular a criatividade, sem que isso signifique respingar tinta no tapete novo ou manchar as paredes da sala de visitas.