
O comportamento dos pais ou de pessoas mais próximas influenciam muito na formação das emoções e principalmente da autoestima da criança. É preciso que os adultos prestem atenção na criança, deem oportunidade para ela se expressar, tentar entender o que ela está sentindo, conversando e direcionando seus sentimentos. Quando ajudamos os baixinhos a identificar suas emoções, ajudamos também na aprendizagem de como lidar com elas de uma forma saudável. Mas como ajudar a criança a expressar melhor seus sentimentos? O blog da Creative dá algumas dicas.
Dar um nome
Ajude a criança a dar um nome à sensação que está sentindo. Ensine-a o que significa determinada sensação. Por exemplo, se ela está feliz, explique o que a felicidade nos faz sentir e o quanto é bom se sentir de determinada forma. Faça-a perceber o que a deixa feliz.
Desenhos
Os desenhos também são uma boa forma de ilustrar e entender os sentimentos. Peça para que a criança desenhe o que está sentindo, assim ela passará pelo processo de pensar e explorar suas emoções. Você pode, ainda, usar gravuras para ajudar a criança a reconhecer as diferentes emoções.
Brinquedos
Às vezes utilizar bonecos ou outros brinquedos pode ajudar a criança a representar o que está sentindo. Ela pode se sentir mais confortável usando personagens e objetos familiares.
Livros
Leia livros sobre sentimentos ou enfatize os sentimentos dos personagens na hora que estiver lendo para ou com a criança. Reflita com ela o que o personagem sente e como ele expressa isso.
“Jogo dos sentimentos”
Antes do pequeno dormir, você pode falar com ele sobre sentimentos inventando o “jogo dos sentimentos”. Peça para que ele lembre de uma hora do dia em que se sentiu feliz, irritado, surpreso, etc. Crianças mais velhas podem falar de sentimentos mais complexos, como nervosismo, frustração ou autoestima baixa. É uma boa hora pra entender como seu filho se sente e como ensiná-lo a lidar com isso.
O importante é estar sempre perto dos pequenos para que eles saibam que podem contar com a sua ajuda e podem se expressar. As dicas podem ajudar a diminuir problemas como autoestima baixa e timidez. Dessa forma as crianças aprendem a compreender a si mesmos e aos outros, respeitando ao próximo e aprendendo a conviver com os mais variados tipos de sentimentos que fazem parte da nossa vida.
por Thays Kloss