
Na hora de escolher a escola do seu filho, é bom levar em conta alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na educação e na vida dele. Com tantas opções, é possível que você fique na dúvida e não saiba por qual optar, qual delas realmente pode ser melhor para a criança.
Lista
Faça uma lista com o nome das escolas que você pesquisou ou que te recomendaram. Avalie cada uma um pouco mais através de pesquisas, procure sites ou telefones de contato para saber sobre seus valores e quais se encaixam mais com a sua família.
Visita
Marque as que você mais gostou e vá visitar o espaço. Questione a proposta pedagógica, a estrutura, a atuação e qualificação dos profissionais. Preste atenção no atendimento, no estacionamento (principalmente no horário de entrada e saída), no método de ensino e em todo o espaço físico que a escola oferece para criança, desde as salas, ginásios, parques ou áreas verdes.
Métodos
Os métodos de ensino são fundamentais de serem observados. Nem todas as escolas são iguais e possuem o mesmo jeito de ensinar. Algumas escolas não seguem o modelo tradicional de provas e aulas em carteiras enfileiradas. Hortas, aulas diferenciadas, métodos de avaliação através de trabalhos ao longo do ano são alguns aspectos que devem ser pensados e analisados pelos pais na hora de ver qual deles se encaixa com o perfil da criança.
Valores e tratamento
Veja se a escola incentiva certos valores como a solidariedade, o respeito, a ética, entre outros que formam o caráter, e se é compatível com os valores da sua família. Informe-se sobre como a escola trata de assuntos polêmicos ou problemas com os alunos e como é feita a conversa, se existe um diálogo entre escola-aluno-pais. É muito importante todos os envolvidos acompanharem e discutirem o que acontece.
Opinião
Não deixe a criança fora desse processo. Deixe-a à par de todas as etapas, desde a pesquisa até as visitas e pergunte sua opinião. É extremamente importante que ela acompanhe e tenha participação nas escolhas que se tratam sobre a sua vida. Além dela poder escolher o lugar em que se sente mais à vontade, se sentirá importante e acolhida na família ao perceber que sua opinião é respeitada.
Ao entrar em um consenso, é hora de matricular. A hora da escolha é muito importante, por isso vários questionamentos são necessários. A escola é o espaço onde a criança aprende e passará uma boa parte da sua vida, mas a educação também vem de casa e os pais são os primeiros educadores de seus filhos e devem sempre estar presentes durante todo o seu desenvolvimento.
por Thays Kloss