
Através da pintura e do desenho, as crianças descobrem um mundo cheio de formas, cores, sentimentos, magia. A arte pode incentivá-las a se comunicar, a liberar sua criatividade, aumentando a capacidade de concentração e de expressão. A pintura e o desenho, como qualquer outra atividade, são uma aprendizagem que exige cuidado, atenção, tempo e dedicação. Atrair as crianças para perto dos pincéis ou lápis não é difícil, e você ainda pode descobrir a sensibilidade do seu filho.
Para motivar a criança é muito simples. Os pais podem fazer isso desde muito cedo com livros para pintar. A partir daí a criança já se interessa em dar cor e novas formas para os desenhos. Outra opção é deixar o pequeno se divertir com a pintura a dedo, se sujando e criando livremente. Quando ele percebe que tem a oportunidade e espaço para se expressar, acaba encontrando nessa atividade não só diversão, mas um jeito de externar seus sentimentos.
Quando a criança já estiver maior, em uma idade que possui uma melhor coordenação, os pais podem procurar escolas de pintura e fazer passeios por museus e exposições, motivando e inspirando seus filhos.
O ilustrador Laqua Parla percebeu sua ligação com os desenhos quando era bem pequeno. Ao ler os livros, ele ficava encantado pelas mensagens e a complementação que as figuras davam às histórias. “A ilustração é um dos meios mais eficazes na comunicação da história e das ideias. Principalmente, quando estamos falando de livros infantis onde as crianças se divertem e viajam com os desenhos, dão sua própria interpretação e criam novas histórias. A ilustração tem o papel de complementar as entrelinhas do texto. O que não foi dito. A luz de um ambiente, a atmosfera, sentimentos, emoções, olhares entre outras coisas que, talvez, fossem muito difíceis ou muito extensa para serem explicadas com palavras”, afirma.
Que tal inspirar seu pequeno desenhista?