
É preciso estar atento a alguns detalhes para que o passeio seja seguro e eficaz. Em primeiro lugar, delimite o roteiro do que será feito. Vão para algum parque? Ou para um museu? Cinema também é uma opção. É preciso que haja monitores que possam tomar conta da criança para que ela não se perca do restante do grupo. Também é preciso mantê-las todas juntas para que, em meio ao passeio, todas recebam os conteúdos e informações importantes para o tema da aula em campo.
Os parques são importantes, sobretudo para escolas que não tem muito espaço verde. O contato dos pequenos com a natureza pode ser usado em aulas de ciências e geografia, por exemplo. Curitiba é uma cidade que tem vários espaços a serem explorados.
Já os museus podem ser explorados nas aulas de arte ou história. Outra ideia é levar os alunos para o cinema com o objetivo de ver um filme com tema debatido em sala de aula ou um tema importante para reflexão: meio ambiente, solidariedade, política, entre outros. A ida ao cinema pode ser combinada com as aulas de história, geografia, literatura e redação.
Todas essas atividades – e muitas outras que não mencionamos aqui – certamente estimularão a criatividade dos alunos. Programe-se com suas escolas e divirta-se com sua turma!