
Crianças hiperativas têm dificuldade em prestar atenção, principalmente na escola, o que dificulta seu aprendizado. Como se distraem fácil e necessitam de muita atenção, é preciso ter um preparo não só dos pais, mas também da parte dos educadores para que a criança seja estimulada e não receba broncas ou seja culpada, pois pode ser até pior para ela.
Preocupada com a educação dos pequenos, a Creative reuniu algumas dicas para melhorar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças hiperativas. Como elas são muito inquietas, o professor precisa adotar algumas medidas para que a criança não se distraia facilmente. Não deixar a criança sentar perto de portas, janelas ou no fundo da sala são alguns exemplos.
Trabalhar com atividades motoras ou que permitem a criança se movimentar são muito importantes para prender a atenção. Uma dica bem legal é transformar a criança em sua assistente, pedindo para que ela escreva algo no quadro, busque giz ou distribua folhas para os colegas, assim ela será integrada na atividade sem dificuldades. Solicitar tarefas curtas ou intercaladas, para o aluno não se dispersar facilmente. Elogiar os resultados, crianças hiperativas respondem melhor aos reforços. Usar jogos ou desafios para motivar, trazer sempre novidades, estimular nas atividades, ensinar como se comportar socialmente, explicando, por exemplo, quando se pede desculpas e quando se agradece são outras dicas que ajudam o professor na sala de aula.
O que se pode fazer, ainda, é separar as crianças em pequenos grupos, ajudando o aluno hiperativo a prestar mais atenção, pois o professor pode passar em cada grupo explicando a atividade com calma para que todos entendam. Se preciso for, é possível pedir para que o aluno repita a explicação, para garantir que ele entendeu.
As atividades visuais são sempre as mais indicadas para esses alunos. Um exemplo bem bacana é trabalhar com pintura, assim o aluno estará em movimento e acompanhando a evolução do seu trabalho e ficará sempre interessado nas novas técnicas que pode aprender. Ter uma caixa com gibis ou livros também pode ser um método diferenciado. Muitas vezes, os alunos hiperativos terminam a tarefa antes dos colegas, assim ele pode ler uma breve história e depois contá-la ou desenhá-la para os amiguinhos.
O importante é usar todo tipo de estímulo, pois a criança precisa de suporte para aprender cada vez mais, evoluir junto aos colegas e se sentir segura.