
Joãozinho já é conhecido pelas suas músicas, tanto que já possui um CD gravado com as paródias. Ele encontrou na música uma didática diferente que interessa os alunos e deixa um clima de descontração, ajudando a gravar melhor o conteúdo. “O mundo mudou nos últimos 50 anos, principalmente com o advento da informática. O aluno de hoje está muito mais exigente do ponto de vista da atenção. Está mais difícil captar a atenção dele. Então o professor precisa se atualizar”, opina.
Para o professor, ainda há muito preconceito com esse método devido a questão de memorização do conteúdo, mas já há muitos estudos que dizem que a memorização faz parte do aprendizado e não quer dizer que uma aula mais descontraída irá apenas ajudar a decorar. Ele diz, também, não defender o uso majoritário das técnicas nas aulas, mas uma mediação. “Acho muito importante buscar recursos agradáveis para que o ensino não seja tão doloroso, nem que seja nos últimos 5 minutos de aula”, diz.
Os efeitos das aulas mostram-se positivos, os alunos saem mais motivados e alegres. Com as crianças não seria diferente, já que nessa fase elas gostam de coisas que chamem a atenção e sejam mais práticas do que teóricas. “Isso não quer dizer que deva ser uma regra universal, o professor tem que ser fiel ao seu estilo. Mas acredito que uma aula com esses recursos pode ser, sim, um ponto positivo. Um clima descontraído ajuda o aluno a ter mais conexões”, afirma.
Há um ponto importante que Joãozinho ressalva, a descontração não quer dizer indisciplina. “Há muitos professores que acham que utilizar esses recursos é transformar tudo em festa. Para mim é só uma forma de quebrar essa rigidez, é utilizar esses recursos ao seu favor, não só a música, mas o teatro, cinema, etc”, exemplifica.
O exemplo de Joãozinho é mais um dentre os tantos professores que procuram utilizar a criatividade para contribuir com a educação. Mais e mais vemos o quanto esses recursos diferentes podem ajudar nossos pequenos a se formar, crescer e se desenvolver com uma base ótima para a vida adulta. A Creative Time acredita que a criatividade é a grande aliada nessa fase escolar e pode ser usada ao seu favor. O professor Joãozinho resolveu utilizar a música, e você, professor, procura fazer o seu diferencial?
Aposte na criatividade!
por Thays Kloss