
A primeira coisa a se fazer é ensinar o alfabeto. Para isso, é preciso ir devagar, ensinando algumas letras por vez, ilustrando, fazendo a criança repetir, desenhar e pintar a letra. Normalmente as vogais são ensinadas juntas, enquanto as consoantes, como são em maior número, aos poucos. Depois disso, é hora de ensinar como duas letras podem formar uma sílaba. A melhor forma de fazer isso é pelo som, além de utilizar materiais bastante visuais. A partir daí, a criança já pode aprender a juntar as sílabas e ir formando palavras.
É preciso que o ensino seja incentivado não só na escola, mas também em casa. Os pais podem criar o hábito de ler junto com as crianças, mostrando e explicando as palavras, associando-as com exemplos. Outras opções são sites com jogos, aplicativos e desenhos que ensinam de forma bastante lúdica e interativa, prendendo a atenção da criança e fazendo-a repetir o que aprendeu.
Materiais que você pode usar para ajudar os pequenos são bem simples. Existem tapetes do alfabeto feitos de E.V.A. em que as crianças podem montar e desmontar como bem entenderem. Você pode, também, pegar tampinhas de garrafas e colar letrinhas em cada uma delas, é bem prático e servirá como material de apoio. Ou, ainda, imprimir desenhos que tenham a letra e pedir para que as crianças pintem e fazer musiquinhas que ensinem como formar as sílabas. O importante é fazer com que as crianças interajam e aprendam fazendo, assim a assimilação se torna mais fácil e em pouco tempo você vai se emocionar com o seu filho lendo e escrevendo por aí.